Lista museum

Mensagem

[Museum] Ofício enviado ao Ministro da Cultura e SEC - PEDIDO DE ESCLARECIMENTO COLAPSO INFORMÁTICO DA DGPC

To :   museum@ci.uc.pt
Subject :   [Museum] Ofício enviado ao Ministro da Cultura e SEC - PEDIDO DE ESCLARECIMENTO COLAPSO INFORMÁTICO DA DGPC
From :   STARQ Arqueologia <starq.arqueologia@gmail.com>
Date :   Mon, 23 May 2022 22:49:25 +0100

PEDIDO DE ESCLARECIMENTO COLAPSO INFORMÁTICO DA DGPC (19.05.22) - Ofício do STARQ enviado ao Ministro da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura Direcção Geral do Património Cultural
Desde o passado dia 13 de Maio que o serviço de email da DGPC se encontra fora de serviço, causando transtornos e impedimentos na comunicação entre técnicos, serviços e chefias. Esta falha técnica veio ainda obstruir o contacto dos profissionais de arqueologia a trabalhar no terreno, privando-os da resposta atempada dos serviços centrais e regionais.
Não entendemos que uma instituição que tem por missão “(…) assegurar a gestão, salvaguarda, valorização, conservação e restauro dos bens que integrem o património cultural (…) do país (…)”, não seja capaz de envidar esforços para conseguir assegurar que, perante situações inesperadas, se possa agir com celeridade, assegurando a comunicação entre os vários intervenientes. Perguntamo-nos quanto tempo duraria uma situação semelhante noutro ministério, com mais meios técnicos, mais trabalhadores, e mais orçamento para responder em tempo útil a este tipo de imprevistos.
Neste sentido, gostaríamos de ver esclarecidas as seguintes questões:
Existe previsão de uma data para regresso à normalidade?
Até lá, quais as medidas de mitigação a implementar?
Tendo em conta a seriedade do momento, e a possibilidade de uma situação semelhante voltar a ocorrer no futuro, será desenhado um plano de contingência/segurança?
As entidades e técnicos que costumam contactar com os serviços e técnicos da DGPC foram informados da falha no sistema e de como entrar em contacto com os serviços?
Está previsto o investimento estrutural e sustentável em equipamentos, meios informáticos e o reforço dos trabalhadores nesta área?
O STARQ considera que o problema em causa é resultado de anos de falta de investimento e estratégia para o Património Cultural, particularmente na Direção-Geral do Património Cultural, por parte dos sucessivos governos. Continuaremos atentos na defesa dos Trabalhadores e do Património Arqueológico.

A Direcção

Mais informação: https://starq.info/pedido-de-esclarecimento-colapso-informatico-dgpc/
---
---
Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia

www.starq.info
starq.arqueologia@gmail.com

Sem vírus. www.avast.com

Mensagem anterior por data: [Museum] NEMO Climate Survey / Portuguese Museums Próxima mensagem por data: [Museum] Sobre um problema "bestial", a 9 de Julho
Mensagem anterior por assunto: [Museum] O falecimento do Doutor José Marques - testemunhos Próxima mensagem por assunto: [Museum] O Festival TRÊSPÊ e a história de uma cidade-corpo em Liberdade | Opinião Patrimonio.pt