Lista museum

Mensagem

[Museum] PATRIMÓNIO E MUSEUS perante os novos inquilinos do Real: os objetos e o lugar do fazer-humano.

To :   museum <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Museum] PATRIMÓNIO E MUSEUS perante os novos inquilinos do Real: os objetos e o lugar do fazer-humano.
From :   Pedro Pereira <pedropereiraoffic@outlook.com>
Date :   Sun, 11 Sep 2022 17:41:34 +0000

 

Concurso de Belas Artes 2022” (Colorado, EUA).

Dezenas de artistas participaram.

O júri atribuiu o 1.º lugar a Jason M. Allen, autor da obra Théâtre D'Opéra Spatial”:

 

Sistema de inteligência artificial venceu concurso de arte e os artistas estão furiosos

 

 

Porém, após a atribuição da vitória a Jason M. Allen, instalou-se uma grande polémica e contestação entre os artistas participantes, especialistas e peritos em Arte.

Afinal, Jason M. Allen utilizou um sistema de Inteligência Artificial para criar a obra. Isto é, o “fazer da obra”, em termos da sua execução, foi realizado por um algoritmo e um robot.

 

Este episódio – mais um, dos que se multiplicam cada vez mais por todo o mundo – revela a pertinência do «modelo de compreensão do ciclo de um Objeto-facto-coisa na cognição» para a reconceptualização do conceito de Real/Realidade e para uma correta Gestão do Património e Museus.

Tal como referi nas mensagens n.º 22937 e 22930, nesse «modelo heptadimensional» que propusemos, esse tipo de fazer e esse objeto que foi apreciado pelo júri (“Théâtre D'Opéra Spatial”) é apenas um de sete. Concretamente, um «objeto do tipo 3»:

 

 

 

TIPOS DE OBJETOS

 

 

 

 

 

NOME DO OBJETO EM CADA TIPOLOGIA

 

 

1. Objeto-Natureza

 

 

 

> 

 

 

OBJETO (ORIGINAL) NATURAL

(no caso de não ser uma criação humana: refere-se à matéria/química/energia utilizada na formação-criação-construção do objeto-facto-coisa independentemente da acção humana)

 

2. Objeto-Imaginado

 

> 

 

OBJETO (ORIGINAL) CONCEPTUAL

(no caso de ser uma criação humana: refere-se ao objeto-facto-coisa que existe na ideia, intenção, imaginação, cognição, perpetração humana)

(a representação-codificação do objeto-facto-coisa na percepção. O que o cérebro e o sistema perceptivo captam e formalizam)

 

3. Objeto-Construído

 

> 

 

 

OBJETO CONSTRUÍDO

(o objeto-facto-coisa exteriorizado e formalizado numa construção-criação, servindo-se de um Suporte)

 

4. Objeto-Representado

> 

OBJETO DOCUMENTAL

(o objeto-facto-coisa sujeito a uma operação de identificação, nomeação, classificação, documentação, arquivística ou musealização)

 

5. Objeto-Comunicado

 

> 

 

 

OBJETO-INFORMAÇÃO

(o objeto-facto-coisa que é usado como Informação no processo de o comunicar)

 

6. Objeto-Relevante

 

 

> 

 

 

OBJETO-PATRIMÓNIO

(o objeto-facto-coisa que é escolhido para ser classificado como «Património»)

 

7. Objeto-Memória

 

> 

 

OBJETO-MEMÓRIA (TRANSMISSÍVEL)

(o objeto-facto-coisa que fica na Memória --- nos neurónios, nos percursos sinápticos, no hipocampo, no ADN, ou num museu/arquivo/biblioteca/base-de-dados --- para ser acedível pela Cognição dos presentes e vindouros, em qualquer dimensão do espaço-tempo, e em qualquer época ou contexto ambiental e geográfico)

 

 

(Pedro Manuel-Cardoso, 2022, “Património, Cognição, e Evolução Humana”, p.10 –

ver texto no Anexo PDF)

 

 

Attachment: PedroManuelCardoso PATRIMÓNIO COGNIÇÃO E EVOLUÇÃO HUMANA.pdf
Description: =?windows-1252?q?PedroManuelCardoso_PATRIM=D3NIO_COGNI=C7=C3O_E_EVOLU=C7?==?windows-1252?q?=C3O_HUMANA.pdf?=


Mensagem anterior por data: [Museum] 10º Encontro de Arqueologia do Algarve Próxima mensagem por data: [Museum] XVIII Seminários Imagética
Mensagem anterior por assunto: [Museum] PATRIMÓNIO E IDENTIDADE (corrigido) Próxima mensagem por assunto: [Museum] PATRIMÓNIO E NACIONALIDADE: tantas guerras provocam que qualquer dia são apenas uma memória de uma coisa que desapareceu.