Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Circular nº4 (revista) do IPA

To :   "'ozecarus'" <ozecarus@sapo.pt>, <Archport@lserv.ci.uc.pt>
Subject :   Re: [Archport] Circular nº4 (revista) do IPA
From :   "Ricardo Abranches" <foto@abranches.com>
Date :   Wed, 31 Jan 2007 10:52:17 -0000

 


De: ozecarus [mailto:ozecarus@sapo.pt]
Enviada: terça-feira, 30 de Janeiro de 2007 23:01
Para: Archport@lserv.ci.uc.pt
Assunto: [Archport] Circular nº4 (revista) do IPA

 
Em segundo lugar, a confusa obrigatoriedade de uma resolução mínima de 300 DPI's que teria a ver com uma pretensa qualidade e tamanho mínimo dos ficheiros informáticos, não facilitaram em nada a vida aos arqueólogos profissionais.
 
Essa confusão vê-se agravada pela revisão da Circular nº 4, datada de Janeiro de 2007, ao ser pedida uma resolução mínima de 300 dpi's, no formato mínimo de 10 x 15 cm (ou seja, com cerca de 1181x1772 dpis) !!!
 
Eu penso que quem tomou essa decisão ou não a soube transcrever para o papel ou não percebe muito bem do que estava a falar. Convêm assim distinguir duas situações diferentes, a primeira a obtenção de imagens digitais através de um scanner e segundo a obtenção de imagens através de uma maquina fotográfica digital.
 
no primeiro caso, o numero de dpi com que a imagem é obtida influencia o numero de pixels da imagem e assim a qualidade da mesma.
 
no segundo caso é o sensor da imagem que define o numero de pixels da imagem e não os dpi. Por exemplo um sensor de 6 mega pixel tem 2000 * 30000 pixels independentemente dos dpi.
 
 
Agora o que eu acho que eles queriam dizer, é que uma imagem impressa a 300 dpi tem de ter no mínimo as dimensões de 10*15.
 
Quanto a qualidade da impressão acho que é ainda mais confusa a situação. Pois se querem qualidade e durabilidade nas impressões fotografias só existe uma forma, impressão a preto e branco com posterior viragem a selénio. Tenho serias duvidas que qualquer papel dito fotográfico ( que não é mais do que papel brilhante para fazer brilhar as fotografias) não oferece qualquer tipo de garantia de preservação de qualidade ao longo de tempo. Mais sendo tintas ( no caso de jacto de tinta) existe a possibilidade de as mesmas criarem fungos que por sua vez iram degradar rapidamente o papel.
 
Ricardo Abranches
 
 

Mensagem anterior por data: Re: [Archport] Circular nº4 (revista) do IPA Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Circular nº4 (revista) do IPA
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] Circular nº4 (revista) do IPA Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Circular nº4 (revista) do IPA