Re: [Archport] Vestígios romanos
Sem saber quais eram as intenções do Sr. Mário, convém é explicar às pessoas que a protecção do Património não é um crime, mas que deve seguir certos parâmetros e ser feita por pessoas especializadas.
Se calhar o senhor não estava a ser mal intencionado e até tentou "proteger" os vestígios da melhor maneira que sabia.... embora seja reprovável, do nosso ponto de vista, porque sabemos como funciona e deve ser o procedimento.
Na verdade, provavelmente o erro também parte de nós arqueólogos, que somos de facto uma comunidade fechada em si mesma, atingindo de forma muito limitada o resto do "público".
Guardamos tudo para nós. Quantas pessoas saberão, nomeadamente em meios afastados social e geograficamente, que quando aparece alguma coisa "antiga" (que para eles provavelmente é valiosa), se devem contactar os institutos da tutela? Saberão todos os cidadãos como aceder às legislações em vigor?
Não significando que qualquer um pode escavar, ou "brincar de arqueólogos", que naturalmente também não concordo. Mas a informação deve circular...
Cumprimentos,
Joana Valdez