Lista histport

Mensagem

[Histport] Torre dos Pombos.

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>, "museum" <museum@ci.uc.pt>, "histport" <histport@uc.pt>
Subject :   [Histport] Torre dos Pombos.
From :   José D´Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Fri, 26 Sep 2025 17:10:26 +0100

Não é, esta, em Portugal; contudo, quiçá não seja despiciendo referir que, na zona de Vila Nova de Fozcôa, havia (e ainda persistem) pombais em meio de propriedades outrora destinadas à cultura cerealífera. Os pombos eram aí criados em plena liberdade e tinham não apenas a função fertilizante a que se refere o texto infra, mas também acabavam por ser o ingrediente para um dos pratos típicos da região: o arroz de pombo!

Vem à baila, de vez em quando, a ideia de se ‘restaurar’ essa tradição.

 

José d’Encarnação



Uma estrutura histórica que antigamente abrigava pombos usados ​​por agricultores para ajudar a fertilizar terras agrícolas.

 

Torre de Pombos   Max Cortesi / Usuário do Atlas Obscura

Torres para pombos de diversos tamanhos e formatos podem ser encontradas em todo o Oriente Médio, e seu uso remonta à Idade Média, e provavelmente até antes. Longe de serem um passatempo inútil, as torres para pombos forneciam aos agricultores o fertilizante muito apreciado – ou pelo menos forneciam. Eram construídas com troncos e lama, e seus projetos arquitetónicos chamativos atraem visitantes. O design das torres para pombos varia de região para região, e cada variação representa adaptações engenhosas às circunstâncias geográficas e meteorológicas do local.

O conjunto de 14 torres para pombos em Ad Dilam é caracterizado por pouquíssimas aberturas por onde os pássaros podem entrar e sair das torres. No entanto, o interior é inteiramente coberto por nichos onde os pombos podem se empoleirar, procriar e encontrar abrigo durante tempestades de areia ou nos meses mais quentes do ano. Vigas de madeira cruzam o espaço vazio entre as paredes, aumentando a resistência da estrutura e, ao mesmo tempo, proporcionando uma superfície adicional para os pássaros pousarem.  

A área ao redor da Torre dos Pombos em Ad Dilam é árida e inóspita. Se não fossem os reservatórios de água encontrados no subsolo, seria inabitável para os humanos. No entanto, a água por si só não é suficiente para a agricultura devido à escassez de nutrientes no solo.

Para os agricultores que tentam sobreviver desta terra, o fósforo e o nitrogénio encontrados no guano de pombo devem ter sido uma dádiva divina. No entanto, surpreendentemente, estas torres estão praticamente vazias (em 2022). Uma rápida volta pelas torres pode desvendar parte do mistério. Cartuchos estão espalhados pelo chão ao redor das torres. Ainda não está claro se isso é evidência de um abate em massa defensável ou apenas um passatempo cruel. O que está claro é que estas belas torres são lamentavelmente subutilizadas.   

Arábia Saudita


Mensagem anterior por data: [Histport] CFP | The history of the Society of Jesus in the “writing of history” Próxima mensagem por data: [Histport] Convite | Conferência | "Em torno do quotidiano de Lisboa" | 30 de setembro 2025 no Palácio do Beau Séjour
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Tornar-se doente mental! No dia 18! Próxima mensagem por assunto: [Histport] Tourism and Hospitality International Journal