Lista histport

Mensagem

[Histport] Conferência e exposição - «O movimento 'Art Déco'» | 25 de outubro | 15:00 | Entrada livre.

To :   histport@uc.pt
Subject :   [Histport] Conferência e exposição - «O movimento 'Art Déco'» | 25 de outubro | 15:00 | Entrada livre.
From :   Academia Portuguesa de Ex-Libris <academiaportuguesadeexlibris@gmail.com>
Date :   Mon, 20 Oct 2025 13:16:33 +0100

Cartaz_25outubro2025_APEL.jpg

Sinopse
«
Por entre as vanguardas do início de Novecentos encontra-se a proposta Art Déco, cuja principal fase de expansão ocorreu durante o período entre as duas Guerras Mundiais, com o seu momento áureo no ano de 1925, através do reconhecimento oferecido pela Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, em Paris.
O estilo Art Déco conheceu uma generalizada aceitação, por conseguir transmitir o conceito de modernidade sem adotar os radicalismos mais vanguardistas. A sua principal característica foi a diluição das propostas dos movimentos de vanguarda do início do século XX, com as correntes ornamentalistas do final do século XIX. Estes compromissos entre a modernidade e a tradição seduziram uma clientela endinheirada que oscilava entre o interesse pelas propostas avant-garde e pelo consumo de bens, tanto de luxo, quanto produzidos em massa. Através da Art Déco, essa elite podia ser moderna, sem abdicar de forma radical do requinte e luxo.
Com o período entre guerras e em particular nos loucos anos 20, os mais diferentes produtos do Déco, signíferos de um l’air du temps refletido num frenesim vivencial, manifestaram-se em quase todos os meios visuais – arquitetura, design de mobiliário, gráfico e têxtil, artes plásticas, publicidade, moda, cinema e fotografia – e o seu ecletismo fomentou a sua disseminação a uma escala mundial, apresentando-se a um mundo trepidante em versões readequadas a cada lugar.
Não por acaso na exposição de 1925, os grandes armazéns franceses, como as Galeries Lafayette, Le Printemps e Le Bon Marché, estiveram representados em pavilhões próprios que sinalizaram uma preocupação em tornar mais acessível a produção do novo estilo moderno, exaltando a sua vertente mercantil.».

«
Maria Helena Souto é doutorada em Ciências da Arte com Distinção e Louvor, pela Universidade de Lisboa, e mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa. Investigadora nos centros de investigação UNIDCOM/IADE, Lisboa, e esad—idea, Matosinhos, na área científica da História da Arte e do Design em Portugal. Coordenou projetos de investigação nacionais e internacionais, nomeadamente foi uma das Responsáveis Científicas do Projeto Europeu de Cooperação “MoMoWo - Women's Creativity since the Modern Movement”; membro do projeto de investigação financiado pela FCT, “Mulheres Arquitetas em Portugal, 1942-1986”, bem como Investigadora Principal do projeto "Design em Portugal (1960-1974)”, também com financiamento da FCT. Como autora tem vários artigos e livros publicados; como curadora, comissariou exposições e respetivos catálogos. Recentemente (2022) foi curadora científica da exposição “Criatividade Feminina na Cerâmica Portuguesa Moderna e Contemporânea (1950-2020)”, no Museu Nacional do Azulejo e acaba de ser publicado o seu ensaio “Maria Keil (1914-2012)”, in Women Graphic Designers: Rebalancing the Canon, 2025, Bloomsbury.».

Academia Portuguesa de Ex-Líbris
Rua Almirante Pessanha, n.º 1
1200-002
[Salão do R/c (ao Sacramento, Chiado)]
GPS: 38.711420, -9.140645

Mensagem anterior por data: [Histport] Amanhã | 21 | 10:00-18:00 | JCOVID-19 e a Condição Pós-COVID Próxima mensagem por data: [Histport] Sessão de esclarecimento | Os Arquivos da PIDE/DGS e dos SCCI: memória, vigilância e investigação histórica
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Conferência on-line «Cristóvão Colon: Missão / Ambição / Traição» Próxima mensagem por assunto: [Histport] AMANHÃ - «O movimento 'Art Déco'» | 15:00 | Entrada livre.