Lista museum

Mensagem

[Museum] ecotoxicologia marinha e saúde ambiental - no dia 2. Em acesso aberto!

To :   "histport" <histport@uc.pt>, "museum" <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Museum] ecotoxicologia marinha e saúde ambiental - no dia 2. Em acesso aberto!
From :   <jde@fl.uc.pt>
Date :   Fri, 25 Jun 2021 08:22:12 +0100

 

 

De: Ciência Viva Lagos <cienciavivalagos@gmail.com>
Enviada: 24 de junho de 2021 13:19
Para: undisclosed-recipients:
Assunto: 6ªCom Ciência | 2 julho 18horas | Imposexo

 

 

Bom dia a todos

 

Os 6ªCom Ciência estão de volta! 

Estas palestras em ambiente informal abordam várias temáticas à luz da ciência. 

Desta vez vamos estar em conversa na área da ecotoxicologia marinha e saúde ambiental com a investigadora e professora Ana Catarina Sousa, no dia 2 de julho às 18h.

 

Esta palestra é desenvolvida no âmbito do projeto Mar Azul (https://www.ua.pt/pt/fabrica/marazul), um projeto financiado pelo Fundo Azul, promovido pela Fábrica- Centro de Ciência Viva de Aveiro e que promove a literacia dos oceanos através de várias ações de divulgação e sensibilização.

Inscreva-se nesta palestra através do link (a participação é gratuita):

 

 

Esta história começa com um contaminante marinho. Durante várias décadas o tributilestanho (TBT) foi utilizado como biocida nas tintas dos cascos das embarcações marinhas. Das baleias às embarcações, todos sofrem de bioincrustrações. Basta ficar muito tempo dentro de água e ocorre este fenómeno natural. O TBT, altamente eficaz no combate à bioincrustação foi, no entanto, responsável pelo aparecimento de um fenómeno bizarro em fêmeas de gastrópodes- o imposexo.

 

Este fenómeno, é ainda hoje considerado como o melhor exemplo de alteração hormonal na vida selvagem. Devido à sua elevada toxicidade e à contaminação global dos ecossistemas aquáticos, este composto foi banido a nível mundial em 2008. No entanto, devido à sua elevada persistência e toxicidade é ainda um grande motivo de preocupação. Recentemente, foi demonstrado que nos humanos este composto pode estar associado à epidemia global da obesidade. É por isso particularmente importante perceber de que forma estamos expostos, para assim poder diminuir o risco associado a estes compostos. Nesta palestra vamos tentar perceber melhor o que são estas substâncias, que evidências científicas existem e como adotar medidas simples para reduzir a exposição a este composto.

 

 

 

 

Ana Catarina Sousa é Doutorada em Biologia, na área dos desreguladores endócrinos e tem dois pós-doutoramentos na área da saúde ambiental. Trabalhou como investigadora nos Estados Unidos e em França, voltou a Portugal onde é atualmente Professora auxiliar no Departamento de Biologia da Universidade de Évora e investigadora do Comprehensive Health Research Centre (CHRC). Mantém uma forte ligação ao Japão, onde trabalha regularmente como cientista convidada na Universidade de Ehime ou como professora convidada na Universidade de Hokkaido. É avaliadora da Comissão Europeia e possui inúmeros artigos científicos, capítulos de livro e livros publicados na área dos contaminantes ambientais e seus efeitos no ambiente e saúde pública.

 

Inscreva-se e até breve!

 

Centro Ciência Viva de Lagos

 

 

Attachment: Imposexo_6a com Ciência.png
Description: PNG image


Mensagem anterior por data: [Museum] peça do mês Próxima mensagem por data: [Museum] CCB - Cidade Digital no auditório do MMC-MN
Mensagem anterior por assunto: [Museum] “Peregrinar...nos Caminhos de Santiago”, no Museu da Misericórdia de Viseu Próxima mensagem por assunto: [Museum] E depois do vazio?, por Luiz Oosterbeek || Opinião patrimonio.pt