Lista histport

Mensagem

[Histport] Convite - sessão mensal | Sábado, 25 de fevereiro | 15h00 | Entrada livre.

To :   histport@uc.pt
Subject :   [Histport] Convite - sessão mensal | Sábado, 25 de fevereiro | 15h00 | Entrada livre.
From :   Academia Portuguesa de Ex-Libris <academiaportuguesadeexlibris@gmail.com>
Date :   Thu, 23 Feb 2023 12:25:02 +0000

Cartaz_23outubro2021_APEL.jpg


Sinopse
«A arte de imprimir em caracteres móveis surge na Europa em meados do século XV, atribuindo-se a invenção a Guttenberg, um ourives da cidade de Mogúncia, na
Alemanha. Rapidamente se multiplicaram as oficinas e a produção de livros, correspondendo a uma necessidade de difundir conhecimento, religioso e laico. Em
Portugal, os primeiros livros impressos surgem nos finais da década de -80. Entre os séculos XVI e XVIII, o livro impresso vai impor-se nas suas várias vertentes políticas, sociais, religiosas, culturais e científicas, assim acompanhando e representando a História do país.
A História do Livro Impresso é, antes de mais, uma história de sucesso, porquanto a produção de múltiplas cópias de um texto escrito vai alcançar um crescente número de leitores que a cópia manuscrita nunca conseguiria satisfazer. Intentaremos, nesta conferência, analisar a arte de imprimir segundo duas perspectivas complementares. Na primeira, o foco é o Livro enquanto produto material da arte e das técnicas de imprimir.
Na segunda, o foco será o Livro enquanto manifestação intelectual e/ou artística, contribuindo para a informação, conhecimento, cultura e ciência.
Metodologicamente, vamos utilizar exemplos de edições portuguesas, entre os séculos XV e XVIII e, nos casos escolhidos, ilustrar diversas características do chamado “livro antigo”. Enquanto produção gráfica consideram-se, em especial, a composição da folha de rosto, a identificação dos “atores” relacionados com a publicação, a distribuição do texto na página e a utilização de elementos decorativos. Enquanto produção intelectual, apresentaremos exemplos das principais escolhas temáticas das obras, em relação com o respectivo contexto histórico.»

«Fernanda Maria Guedes de Campos é Doutora em História (FCSH-UNL) e Pós-Graduada em Ciências Documentais (FL-UL). CHAM/ FCSH-UNL-UAç. Entre 1992-2006 foi Sub-Directora da Biblioteca Nacional de Portugal e, entre 1994 e 2001, membro e presidente da ECPA (European Commission on Preservation and Access). Leccionou no Curso de Ciências Documentais da FL-UL (1983- 1991), no Mestrado em Informação e Bibliotecas Digitais do ISCTE (2000-2005) e no Mestrado em Ciências Documentais da UAL (2006-2011). Membro do Grupo de Trabalho para as Bibliotecas e o Livro e da Comissão Científica da revista “Invenire”, do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.
É Investigadora integrada do Centro de Humanidades (CHAM NOVA FCSH/UAç), desde 2014, participando no Grupo Leitura e Formas de Escrita.
Investigadora convidada do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR UCP), desde 2018.
As suas áreas principais de investigação são História do Livro, da Leitura e das Bibliotecas, no Antigo Regime, especialmente século XVIII e História das Ordens Religiosas em Portugal.»


Academia Portuguesa de Ex-Líbris
Rua Almirante Pessanha, n.º 1
1200-002
[Salão do R/c (ao Sacramento, Chiado)]
GPS: 38.711420, -9.140645

Sem vírus.www.avast.com

Mensagem anterior por data: [Histport] 55ª TERTÚLIA PORTUGAL-BRASIL | *Os Uniformes do Conde de Lippe: Enigma Português, Solução Brasileira* Próxima mensagem por data: [Histport] FW: Filatelia- Selos do Japão
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Convite - sessão mensal | 11 de novembro | 15:00 | Entrada livre. Próxima mensagem por assunto: [Histport] CONVITE - Super-Libros | 23 de Outubro, às 15h00.